Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O sucesso profissional

Ao observar pessoas com grande sucesso profissional não é difícil concluir que algumas características de personalidade são quase imprescindíveis para o alcance dessa condição. Arrogância, narcisismo, flexibilidade moral, persistência e em alguns casos, conhecimento específico. Pode parecer insanidade dizer que conhecimento específico é um dos requisitos menos solicitados, mas se fizermos levantamentos estatísticos poderemos ficar surpresos. 

Visivelmente há muita gente com fama, oportunidade e consequente vida muito confortável do ponto de vista material que carrega consigo pouco talento, uma possível boa dose de persistência, mas provavelmente muita capacidade de se flexibilizar moralmente.
Discuto isso por constatar que para uns raros muito dedicados aos estudos há um retorno proporcional enquanto que para outros nem tão dedicados ao intelecto, mas que possuem ideias gigantes, o retorno é fenomenal e muito acima de expectativas, mas que para a consolidação dependem de variáveis morais extremas diretamente envolvidas no contexto.


Curiosamente, num passado não muito distante, fiz uma avaliação psicopedagógica para orientação vocacional que ilustrou que tenho uma personalidade rígida, consistente, com pouquíssimas tendências à modificações. Bom, se isso é imprescindível para o sucesso na área profissional, lamento informar que continuarei como estou, por mais que isso me forneça frustração, tristeza e até mesmo desgostos eventuais. Eu não conseguiria ser, por exemplo, um vendedor sabendo que estou repassando um produto que deveria custar 10 quando na verdade custa 50. É uma questão moral concreta que tenho sobre convivência. Sempre surgirão argumentos que tentarão me fazer compreender que o preço que a empresa oferece é esse e que eu tenho só que fazer o meu trabalho, etc, mas na prática, sei que estaria cooperando para um sistema injusto.

Ainda que pareça, não se trata de um desabafo contra a categoria da área de venda ou coisa parecida, mas apenas de uma forma de demonstrar o que penso sobre mim e sobre essa grande frustração que tenho por não ter alcançado uma boa posição profissional. Não se poder ter tudo na vida.

Nenhum comentário: